História

A GARP – C.F.Gama Afonso, Despachante Oficial, Lda é uma sociedade por quotas, com um capital social de 7.000.000.00MT (sete milhões de meticais), que atua na área de prestação de serviços de despacho aduaneiro de bens e mercadorias, desde Julho de 1994.

 

Esta sociedade resulta da transformação do escritório em nome individual, do despachante oficial C.F. Gama Afonso que, a partir de Julho de 1994, foi o primeiro escritório autorizado a exercer esta actividade privada em Moçambique, após o Decreto nr. 35/93 de 30 de Dezembro de 1993.

 

Em Março de 1997, criou-se a sociedade entre C.F. Gama Afonso e Rui E. Paredes da Silva e em Junho de 2004, com o licenciamento de 17 dos seus técnicos aduaneiros, levados a exame após um curso de formação interna, o seu pacto social voltou a ser alterado pela incorporação destes despachantes aduaneiros na sociedade.

 

Nesse ano de 2004 também se deu a expansão da GARP para o centro e norte do país, abrindo sucursais em Manica, Beira, Nacala e Nampula. Esta última vindo a fechar um ano depois, devido às dificuldades encontradas no terreno, inviabilizando este tipo de actividade que se prevê de acordo com determinados princípios éticos e isenta de problemas legais e/ou fiscais.

 

Ainda durante o ano de 2004 a GARP investiu no desenvolvimento do seu software, com a consultadoria da Ernst & Young e parceria desta com a PHC África, e em Fevereiro de 2005 implementou-o. Desde então tem vindo sempre a efectuar upgrades e a melhorá-lo, sempre com vista a acomodar as necessidades internas e, principalmente, as dos seus clientes.

 

Em 2008, devido aos grandes investimentos na zona de Tete, a GARP iniciou uma parceria com um despachante local e deu início às suas operações em Tete. Em Julho de 2013 a GARP abriu oficialmente a sua sucursal de Tete.

 

Neste momento são sócios da GARP treze despachantes aduaneiros, nomeadamente: C.F. Gama Afonso e Rui Paredes da Silva, sócios maioritários que reiniciaram esta actividade em 1994 e ambos com largos anos de experiência, Eduarda Silva, Aline Afonso e Angelino Nhacalangue, os actuais sócios gerentes, Alberto Malache, Armindo Tinga, Bruno Moça, Roberto Nhate, Sérgio Guambe, Mafalda Amado, Mamad Issá e Sérgio Assubuji.

 

As Alfândegas e os sistemas de importação e de exportação estão em processo de profunda transformação e, estes últimos, contêm ainda algumas complexidades e procedimentos não habituais nos países fornecedores de mercadorias. É por isso principal objectivo da GARP procurar fornecer aos nossos clientes, e aos fornecedores de mercadorias, toda a informação de que necessitam, apoiando-os na preparação da documentação para que as empresas não venham a ser penalizadas com multas ou encargos de armazenagem e de estacionamento de contentores devido a demoras ou atrazo no levantamento das mercadorias.

 

Departamentos específicos da GARP tratam do sistema de isenções e de benefícios fiscais, de consultoria em questões aduaneiras e do próprio desembaraço aduaneiro. O departamento financeiro está ao dispôr para resolver questões imediatas que lhe estejam relacionados. O sistema informático, que permite o controlo do serviço, está desenvolvido para poder fornecer/enviar aos clientes a mais variada informação pertinente que seja solicitada.

 

A GARP congratula-se por ter nas sua carteira de clientes uma série de empresas de grande nome na praça, nacionais e multinacionais, com as quais preza relações de confiança, através de muita comunicação e muita informação, sempre na tentativa de solucionar questões assim que são colocadas e/ou antecipar eventuais problemas logísticos. A GARP acredita no lema de que “uma boa e transparente comunicação são a base para uma estrita relação comercial”.

 

A GARP tem escritórios em Maputo (sede), Ressano Garcia (Terminal rodoviário também conhecido por Km4), Vilankulos, Beira, Manica, Tete e Nacala, todos ligados “on line” com a sede, e também na Multimodal e na TIAR (Terminal de carga aéreo). Está previsto a abertura em Pemba no primeiro semestre de 2019. A dispersão da GARP pelo país permite a prestação de serviços integrados de desembaraço aduaneiro de mercadorias e de consultadoria, nesta área, nas zonas Norte, Centro e Sul.

 

Em Maio de 2017 a GARP implementou o seu portal (institucional e para clientes) e colocou em fase de teste o acesso a abertura de encomendas (abertura de processos) a alguns clientes. Em breve a GARP espera ter todos os seus clientes a efectuarem as suas encomendas e a efectuarem verificações, do seu fluxo de serviço e da sua situação financeira, através do portal. Neste, os nossos clientes também podem obter relatórios, standard ou adaptados às suas necessidades, com informação logística extremamente relevante para a sua actividade.

 

 



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